quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Rã-verde


Nome cientifico: Rana perezi

Espécie de rã pertencente à família Ranidae, que se distribui pela Europa Ocidental, em especial Portugal, Espanha, França e Reino Unido.
Tem como habitat natural as florestas e matagais temperados, o matagal arbustivo mediterrânico, rios e ribeiros, cursos de água temporários, pântanos, lagos, paúis, margens arenosas, terrenos de cultivo e áreas urbanas, sendo que em determinados locais encontra-se ameaçada devido à perda de habitat.
A sua coloração é de tom verde, embora alguns exemplares possam ser pardos e bastantes escuros. Sobre esse fundo surgem manchas escuras e por vezes uma linha central de um verde mais claro ou amarelada. A região ventral é geralmente branca podendo apresentar manchas ou pequenos pontos negros.
Possui actividade quer durante o dia, quer durante a noite. Durante o dia mantém-se nas orlas dos cursos de água expostas ao sol. À noite, particularmente com tempo húmido, pode afastar-se consideravelmente da água em busca de alimento ou de locais mais propícios.
O período reprodutivo ocorre principalmente durante a Primavera. Neste período, os machos cantam ruidosamente e perseguem as fêmeas. A fêmea deposita entre 800 e 10 000 ovos em grandes aglomerados flutuantes.
A sua alimentação baseia-se em insectos, aranhas, minhocas, crustáceos, moluscos e mesmo pequenos peixes e anfíbios, incluindo exemplares da sua própria espécie.
Ferreira do Alentejo, Outubro de 2009.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olha o zémanél!=)

Keep up the good work, mate!!!

MariBio disse...

Che carina! Bella foto. :)
Ciao.