quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Garça-Real

Nome Científico: Ardea cinerea
É uma ave com o dorso cinza e uma faixa superciliar negra que se estende até as longas penas nucais. Também é conhecida pelos nomes de galangundo (em Angola) e garça-real ou garça-cinzenta (em Portugal).
Da mesma família das cegonhas, é a garça mais abundante e difundida da Europa. Possui um comprimento de cerca de 95 cm, uma envergadura de 185 cm e peso de 1,6 a 2 kg e pode viver cerca de 25 anos. As suas pernas são altas, o pescoço é longo e o bico alongado e afilado. Os juvenis apresentam cores mais claras, dorso cinzento acastanhado e ventre branco raiado de negroe não possuem penacho, atingem a maturidade aos dois anos de idade.
Pode ser encontrada normalmente em extensões de água doce com pouca profundidade e também em costas marítimas.
Alimenta-se principalmente de peixes, mas não despreza batráquios, répteis, pequenos mamíferos, insectos ou moluscos terrestres e aquáticos.
Nidifica normalmente em colónias, em cima de árvores, perto da água. Reproduz-se de Fevereiro a Julho. O seu ninho é chato, em forma de plataforma, semelhante ao das cegonhas. A fêmea põe de 3 a 6 ovos muito claros. Os ovos são cobertos alternadamente pelos dois progenitores durante 25 a 28 dias. Os jovens começam a voar ao fim de 50 dias e abandonam o território dos pais ao fim de 8 a 9 semanas.
Dizem que a garça-real dá sorte. Quando ela aparece no caminho dos pescadores eles ficam contentes, na certeza de que é um prenúncio de boa pescaria. E acontece o mesmo com as pessoas que são um pouquinho supersticiosas. Ao ver a garça cinzenta, abrem sorrisos de satisfação pela esperança de sorte no trabalho, no jogo, no amor.
Ervidel, Outubro de 2009.

Sem comentários: