quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Cores de Outono...


Montemor-o-Novo, Novembro de 2009

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Abibe- comum



Ferreira do Alentejo, Janeiro de 2010

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mocho Galego




Ferreira do Alentejo, Janeiro de 2010.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Abetarda-Comum



Nome científico: Otis tarda

A abetarda comum já só pode ser observada em liberdade na Europa, nomeadamente na Península Ibérica, nos países de Leste, como na Rússia, Hungria e Turquia, no Norte e Centro da Europa, bem como na Índia e na Austrália. em Portugal estas aves podem ser avistadas principalmente no Alentejo.
Quando nascem começam por ser insectívoras, com o crescimento adoptam uma alimentação principalmente herbívora, constituída por sementes, grãos e frutos, podem ainda ocasionalmente comer pequenos lagartos ou roedores.
No que diz respeito à conservação encontram-se em Estado Vulnerável.
O macho pode medir cerca de 90cm, com uma envergadura de asas de cerca de 2,60m e pesar até 16kg. As fêmeas são significativamente mais pequenas e mais leves do que os machos. Estas dimensões fazem delas as aves voadoras mais pesadas da Europa.
Ferreira do Alentejo, Dezembro de 2009.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pega-Rabuda


Nome científico: Pica pica


Possui a plumagem branca e preta, e uma longa cauda, característica desta espécie. Distribui-se pela maior parte do território nacional, embora a sua abundancia varie de região para região, destacando-se o Alto Alentejo como a região de maior predominancia desta espécie. Geralmente encontra-se aos pares ou em pequenos bandos, especialmente no Inverno, quando são avistados bandos de dezenas de aves que se juntam em dormitórios.
Constrói muitas vezes os seus ninhos nas árvores ao longo da estrada.


Montemor-o-Novo, Janeiro de 2010

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2010 - Que seja um bom ano...



O Alentejo, andando... deseja a todos um bom ano e que este seja replecto de iniciativas em prol do nosso património ambiental.

Em 2010 comemora-se o Ano internacional da Biodiversidade, vamos todos defender o que nosso e preservar o ambiente, não só por nós, mas pelas gerações vidouras.


Que 2010 seja um ano Biopositivo...