terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Abetarda-Comum



Nome científico: Otis tarda

A abetarda comum já só pode ser observada em liberdade na Europa, nomeadamente na Península Ibérica, nos países de Leste, como na Rússia, Hungria e Turquia, no Norte e Centro da Europa, bem como na Índia e na Austrália. em Portugal estas aves podem ser avistadas principalmente no Alentejo.
Quando nascem começam por ser insectívoras, com o crescimento adoptam uma alimentação principalmente herbívora, constituída por sementes, grãos e frutos, podem ainda ocasionalmente comer pequenos lagartos ou roedores.
No que diz respeito à conservação encontram-se em Estado Vulnerável.
O macho pode medir cerca de 90cm, com uma envergadura de asas de cerca de 2,60m e pesar até 16kg. As fêmeas são significativamente mais pequenas e mais leves do que os machos. Estas dimensões fazem delas as aves voadoras mais pesadas da Europa.
Ferreira do Alentejo, Dezembro de 2009.

6 comentários:

Pintas disse...

Estas são ainda jovenis, e mesmo assim são surpreendentes e fabulosas estas aves.
:)

Unknown disse...

Uma das aves que ainda não tive o gosto de fotografar.
Parabéns pelo Blog

Espinete disse...

É muito dificil fotografa-las, como por norma encontram-se em campo aberto e em bando facilmente detectam a nossa presença.
Obrigado pelo apoio

Anónimo disse...

Muito dificeis de fotografar?! Não, o Yeti e o monstro do loch ness é que são muito dificéis de fotografar! Este bichinho é mais esquivo que um autarca português acusado de corrupção...

Rui

Espinete disse...

eh eh eh...

Ezul disse...

Ora aqui está uma ave que nunca avistei, apesar de sempre ouvir dizer que, há bastantes anos, se avistavam bastantes exemplares na zona de Aguiar e Viana do Alentejo.
:)