sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Os Cogumelos da ecopista

Cogumelo é o nome dado às frutificações de alguns fungos. A frutificação é a estrutura de reprodução sexuada destes organismos, possuindo uma ampla variedade de formas e cores.
Alguns cogumelos são comestíveis, como Agaricus blazei, o Cogumelo do sol e Pleurotus spp. entre outros que são largamente cultivados. Outros, no no entanto, são tóxicos, podendo levar à morte.
Há ainda cogumelos com propriedades alucinógenas, utilizados tradicionalmente por diversos povos ao redor do mundo. O mais famoso é o Psilocybe cubensis, devido à presença de psilicona e psilocibina. Psilocybe é muito utilizado em rituais no sul do México. Outra espécie utilizada em rituais, desta vez na Sibéria é o Amanita muscaria.

Este blog só por si, não permite identificar cogumelos. Não se deve identificar cogumelos apenas com base em imagens. Saber identificá-los com precisão requer experiência e informação rigorosa.
Nome comum: Bovista

Nome científico: Bovista plumbea Pers.



Nome comum: Parasol, frades ou roca

Nome científico: Macrolepiota procera var. procera (Scop.) Singer
Nome comum: Tortulho, ou boleto negro
Nome científico: Boletus aereus Bull.
Nome comum: Coprino cabeludo, ou gota de tinta
Nome científico: Coprinus comatus (O.F. Müll.) Pers.

Nome comum: Armilária
Nome científico: Armillaria tabescens (Scop.) Emel

Nome comum: Clitocibe
Nome cientifíco: Clitocybe gibba (Pers.) P. Kumm.


Nome comum: Falso níscaro ?
Nome científico: Lactarius chrysorrheus Fr. ?

Montemor-o-Novo, Ecopista do Montado, Novembro de 2009

3 comentários:

Pilole disse...

Hola Espinete, soy española, vivo en la frontera con Portugal ¿En que parte del Alentejo vives? He visto tu blog de casualidad, tienes fotos muy bonitas. Yo también tengo mi blog, visitame cuando quieras´. Te deseo un feliz año nuevo. Un saludo

Ezul disse...

É verdade, já ouvi alguns relatos de pessoas que pensavam que os conheciam e que foram parar ao hospital! Limitemo-nos, pois, a observar a diversidade e a beleza que nos oferecem.

marialascas disse...

Passei por aqui e gostei muito das fotos. Mas o nosso alentejo é lindo!